Para melhorar a qualidade de vida de mais de 460 mil habitantes do Território Litoral Sul
Sobre
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul - CDS Litoral Sul foi constituído em 2015 e atualmente possui 16 municípios consorciados, sendo que 7 deles participam do projeto: Barro Preto, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Maraú e Ubaitaba, somando mais de 460 mil habitantes. Por meio da Parceria Público-Privada (PPP), os municípios receberão um investimento para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços de iluminação pública, além de reduzir custos para o setor público.
O projeto é estruturado pela CAIXA, com apoio financeiro do Governo Federal, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP - FEP CAIXA, tem apoio institucional do Programa de Parcerias de Investimentos - PPI da Presidência da República, Ministério das Cidades e apoio técnico de consultorias especializadas contratadas pela Caixa.
Gestão com foco na eficiência
Modernização do parque existente
Segurança para a população
Investimento contínuo ao longo de 15 anos para modernização integral do parque de iluminação pública das cidades, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população.
Benefícios
A PPP de Iluminação Pública permitirá o aprimoramento na qualidade dos serviços prestados à população, por meio de um modelo de gestão com foco na eficiência, modernização do parque existente e realização de investimentos sustentáveis. Dessa forma, os municípios do CDS Litoral Sul participantes do projeto poderão avançar tecnologicamente, tornando-se mais acolhedores e modernos, trazendo iluminação especial em monumentos e áreas de lazer. Isto se refletirá no fomento do comércio, do turismo e da prestação de serviços, na segurança e na qualidade de vida do cidadão.
A população será diretamente beneficiada com um serviço mais eficiente, envolvendo a modernização de toda a rede de Iluminação Pública existente. A partir do uso de luminárias de alta eficiência corretamente dimensionadas, a PPP proporcionará a redução do consumo de energia elétrica e minimização dos impactos ambientais, além de mais agilidade na manutenção de lâmpadas e iluminação de qualidade em todo o território dos municípios. O resultado é uma cidade mais segura, com menor incidência de acidentes de trânsito e uso frequente de espaços públicos (praças, áreas de lazer etc.) no período noturno. Além disso, o projeto ainda favorecerá o incremento econômico e a geração de renda e empregos para a população
Outro aspecto importante será a realização e implantação de projetos de Iluminação Especial nos pontos turísticos e monumentos dos municípios, com impacto na valorização de nosso patrimônio histórico e cultural. Dentre os locais contemplados também estão praças, parques e calçadões – que irá qualificar e revitalizar essas áreas de convívio e lazer.
O projeto prevê a substituição de 100% dos pontos de Iluminação Pública para luminárias de tecnologia LED, incluindo o atendimento de demanda reprimida (locais onde ainda não há iluminação), e maior eficiência operacional, por meio da implantação de sistemas que permitirão maior controle da regularidade dos serviços prestados.
Conheça mais sobre a linha do tempo da PPP de Iluminação Pública e acompanhe a evolução e próximas etapas do projeto que vai mudar a vida da população do território do Litoral Sul.
Concluído
Andamento
Não Iniciado
Fase em que são elaborados os diagnósticos e estudos necessários para avaliar a viabilidade e sustentabilidade do Projeto, definindo a alocação dos investimentos e a implantação de um modelo de gestão e governança para um Sistema de Iluminação Pública eficiente nos municípios, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
Com os estudos prontos, os documentos serão disponibilizados à toda sociedade e mercado para capturar contribuições e esclarecer dúvidas antes da licitação. Maiores informações sobre o processo serão fornecidas à época de sua realização.
A audiência pública será o momento para apresentação do projeto e contará com espaço para esclarecimento de dúvidas. Maiores informações sobre o processo serão fornecidas à época de sua realização.
Após as atividades de validação externa do projeto, principalmente junto aos Municípios, os estudos serão revisados para adequação às contribuições recebidas, e posterior publicação do Edital definitivo.
O leilão será a etapa de finalização do projeto, na qual é concluída a disputa aos investidores. A concorrente vencedora é a que ofertar o menor valor de contraprestação (valor que os municípios pagarão mensalmente à concessionária), condicionado à comprovação de sua performance, capacidade técnica e habilitação nos termos exigidos pelo edital.
Confira os documentos relacionados:
Estudos Técnicos não vinculativos
São contratos administrativos entre o poder público e uma empresa privada (Concessionária) para a prestação de um serviço público por um tempo pré-determinado. Os contratos devem ter duração mínima de 5 e máxima de 35 anos. Neste modelo ocorre um compartilhamento das obrigações e riscos entre a empresa privada que se torna responsável por realizar os investimentos, a operação e a manutenção do serviço, e o poder público que define as metas, fiscaliza e remunera a parceira privada de acordo com o seu desempenho.
O projeto proporcionará uma reestruturação completa e eficiente da iluminação pública, gerando economia em todas as etapas para a gestão municipal. A substituição de todo o parque de iluminação, com seus mais de 44 mil pontos, por lâmpadas LED, somada à implementação de um sistema de gestão inteligente, permitirá um controle preciso do consumo e a otimização da manutenção. Essa modernização resultará em uma drástica redução da conta de energia do município e em ganhos de eficiência operacional na rede, liberando recursos para outras áreas prioritárias, além de expandir o serviço de forma sustentável e planejada.
Iluminação de qualidade faz parte do projeto urbanístico dos municípios, garantindo a segurança da população, inclusive em termos de criminalidade e acidentes de trânsito, bem como valorizando as áreas públicas e seu uso. O Projeto de Modernização aumenta a eficiência energética por meio da instalação de lâmpadas LED, evitando o desperdício e gastos públicos relativos à energia. As LED também são de menor impacto para o meio ambiente e possuem uma vida útil maior.
As PPPs em iluminação pública também contribuem na melhoria da qualidade do serviço de operação e manutenção do parque, reduzindo o tempo para atendimentos de demandas da população e viabilizando o atendimento integral de níveis de iluminação adequados para cada tipo de via.
Os projetos de PPP são diferentes de processos de privatização. Em uma PPP, a prestação de serviços é transferida à iniciativa privada por um prazo determinado, no qual a concessionária é responsável por garantir a qualidade dos serviços transferidos e é remunerada de acordo com seu desempenho e, ao final do contrato, todos os bens são revertidos ao ente público. Na privatização, há uma transferência definitiva de uma empresa pública à iniciativa privada, isto é, a venda da empresa, o que não é ocaso da PPP de Iluminação Pública.
O processo está sendo desenvolvido pelo consórcio do CDS Litoral Sul e municípios, com assessoria técnica da CAIXA e apoio financeiro do Governo Federal por meio do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias e PPP (FEP CAIXA). Os estudos ainda contaram com o apoio técnico, institucional e financeiro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, Ministério das Cidades.
A concessionária será responsável por efetuar a renovação e a modernização de todo o parque de iluminação— ao todo, são mais de 44 mil pontos de luz. A qualificação terá de ser feita com tecnologia LED ou outra mais avançada. Também está previsto o aumento dos atuais pontos de iluminação e a estruturação de projetos para atendimento às localidades especiais como praças e monumentos. O Consórcio CDS Litoral Sul continuará participando do projeto como gestor do contrato, que contará com apoio das prefeituras na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais.”
O contrato prevê a atuação de um Verificador Independente (VI), entidade especializada, autônoma e imparcial, sem vínculo com o Poder Público ou com a Concessionária. Sua principal função é monitorar o cumprimento das metas de qualidade e dos indicadores de desempenho definidos contratualmente, apoiando os entes públicos na fiscalização do cumprimento do Contrato. Entre suas atribuições estão a elaboração de relatórios técnicos, a validação das principais etapas do projeto e o cálculo dos pagamentos ao concessionário. Importante destacar que os repasses ao prestador de serviço serão condicionados à sua performance: caso não atenda aos padrões exigidos, poderão ser aplicados descontos nos pagamentos devidos.
FAQ
CDS - Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul
Mapa do Site
Copyright © CDS – Todos os direitos reservados.
+55 (73) 3613-5114
Acesso Rápido
Contato
Av. José Soares Pinheiro, 705 - Centro. Itabuna - BA
comunicacao@cdslitoralsul.gov.br